Limpeza e qualificação técnica de elementos filtrantes metálicos

A BTF está preparada e equipada para executar a limpeza técnica de elementos filtrantes metálicos fabricados em aços e ligas com meios filtrantes em: malhas metálicas, sinterizados, tecidos metálicos, não tecidos metálicos nas configurações de velas, cartuchos, cestos, discos, folhas filtrantes, tipo sparger, dos mais renomados fabricantes do mundo tais como Pall, Pentair Industrial, BollFilter, Parker, GE Osmonics, 3M Cuno, PTI, Domnick Hunter, Millipore, Meissner, Sartorious, Chemflo, Whatman, Johnson Screens, GKN, Harmsco, Mott entre outras.

Aplicações em indústrias:

Retiramos os elementos filtrantes em pallet próprio, documentamos e “tag-amos” criando fotos individuais de cada elemento com suas particularidades. Processos de limpeza mecânicos com detergentes alcalinos, ácidos e neutros dependendo do ensujamento do elemento filtrante.

Limpeza eficiente por ultra-som com freqüência ultrasônica variada que destroem a partícula de sujeira, como uma escovação invisível que não agride e não danifica nenhum tipo de superfície, realizando assim a limpeza e eliminando pequenas bactérias. Limpa elementos filtrantes frágeis e sensíveis pois atinge por inteiro o meio filtrante.

Teste de integridade e requalificação de perda de carga inicial conferido por teste de bolhas (ISO 4003 ou ASTM E128). – Acompanha data-book com fase-a-fase e certificados de ensaios e testes Ensaios não destrutivos com microscópios e teste de luz em sala escura antes do fim do processo de
limpeza.

BTF Produtos para Filtração requalifica seus elementos filtrantes metálicos dentro dos padrões de perda de carga inicial, demonstrando por gráficos sua eficiência e durabilidade resgatados.
Produtos, procedimentos e efluentes criados pela limpeza/lavagem tratados em acordo a Norma NBR 10004 e CONAMA. Elementos filtrantes usados na filtração das águas de lavagem terão seu destino (reprocessamento, reciclagem, descontaminação, incorporação, coprocessamento, re-refino, incineração), atendendo NBR-11174/89 (resíduos classe II e III) e NBR- 12235/87 (resíduos classe I ), SMS em acordo a NR (s) do Ministério do Trabalho.

Processos para limpeza

  • Tag(amento) e foto dos elementos sujos, com END (Ensaios não destrutivos) para verificação de fissuras e trincas.
  • Limpeza mecânica, com detergentes alcalinos, ácidos e neutros, dependendo do ensujamento
  • Vaporização com escovação mecânica nas ponteiras e uso de forno quando necessário
  • Limpeza por ultra-som com frequências variáveis, sem danificar o meio filtrante, com injeção de contra-fluxo
  • Limpeza química: aquecimento com oxidação, banhos de sais, pirólise
  • Filtragem das águas usadas para reuso e descarte.
Elementos filtrantes sinterizado com mais de 5 anos de uso
Mesmo elemento após lavagem e requalificação

Viabilidade

De acordo com o estudo de viabilidade além do ganho, já da sustentabilidade, há o ganho financeiro.

Elaboramos um Data Book completo que pode acompanhar ART sobre testes e ensaios não destrutivos (END).

Cliente terá sempre uma folga para manutenção tendo um jogo de elementos filtrantes a lavar ou lavando, pois o serviço é local.